Você é o visitante nº

terça-feira, 11 de maio de 2010

Onde eu moro...

Estadantes da 8ª série (matutino e vespertino), discutindo a realidade local, fizeram um balanço dos problemas enfrentados pela população jacuipense. Essa discussão começou quando, numa aula de História sobre a República brasileira, os estudantes decidiram, além de estudar o contexto nacional, refletir também sobre a vida municipal. Não só relataram os problemas sociais, mas, citaram também as iniciativas valiosas nas terras jacuipenses.
Vejamos alguns relatos:

"Nós, estudantes, queremos a melhoria da cidade, segurança, iluminação das ruas, limpeza pública, gerações de empregos, melhoria na saúde na educação." (Gleyce Maiara, 8ª matutino)

"Exigimos mais transportes para os alunos que moram na zona rural." (Beatriz Silva, 8ª mat.)

"Nós, estudantes, queremos que tenha mais palestras nos bairros falando sobre as drogas e sobre a violência" (Renata, 8ª mat.)

"Na minha rua não falta quase nada, só queria que tivesse uma quadra que prestasse e que mudasse o calçamento que está ruím." (Gefferson Lucas, 8ª mat.)

"Queria parabenizar que o senhor está fazendo por Riachão, como a reforma do mercado e do jardim em frente a rodoviária." (Mariélia, 8ª vesp.)

"Quero que melhore o saneamento básico, conserte os buracos das ruas. Que termine os calçamentos que você começou, pois, ninguém é porco pra tá andando na lama."
(Érica, 8ª vesp.)

"Queremos comunicar o senhor prefeito que estamos cobrando de todas as coisas que você prometeu e não cumpriu, estamos precisando de calçamento no posto do Alto do Cruzeiro." (Thaís, 8ª vesp.)

Os estudantes relataram essas informações tendo em vista a possibilidade de que a cidade pode ser melhor, a partir da participação de todos nas decisões da vida jacuipenses. E a escola pode ser um espaço aberto para essas questões.

3 comentários:

  1. É isso aí galera a cada monento que um cidadão busca o seu direito faz valer a cidadania. É através dela que as lutas viram conquistas.

    ResponderExcluir
  2. Na minha Rua nao falta quase nada so uma quadra de esportes, mas garanto que existe varias ruas em situaçoes precarias sem calçamento ou rede de esgoto etc. Mas posso ver quer cada ves mais vai diminuido locais que estao do jeito que eu falei!!

    Diogo Ramon S. Sampaio 8ªA Mat

    ResponderExcluir